(31) 2516-4056 / atendimento@rhoriente.com.br

    • (31) 99791-0446

Vida a dois: qual o maior desafio?

Psicologia

12

nov 2018

Para a mentora de relacionamentos e desenvolvimento pessoal Fabiana Guntovitch, conciliar os hábitos de cada um pode se tornar um grande problema na vida do casal. Isso acontece porque aquilo que parecia bobo e não incomodava durante o namoro, pode trazer conflitos para os casados com a repetição diária. Se não forem administrados a tempo, podem estragar a harmonia casal e provocar muitos atritos e desgaste no casamento.

Segundo Fabiana, os atritos acontecem porque existe uma necessidade inconsciente no ser humano de achar que o ponto de vista dele é o correto, e que o outro ou está errado, ou exagerando.

Estabelecer a comunicação é fundamental na vida a dois

Uma coisa importante que os casais precisam valorizar desde o primeiro momento é a comunicação. Para manter uma boa convivência, ambos devem aprender ferramentas eficientes e gentis, visando lidar com os conflitos da melhor forma a não magoar ou ofender o parceiro. “Nem sempre as pessoas têm coragem de falar para o outro o que está incomodando. Quando isso acontece, a pessoa vai guardando, guardando, até que se sufoca e procura meios de respirar fora da relação, ou explode provocando uma briga carregada de ofensas e palavras impensadas”, explica Fabiana.

Mas, afinal, por onde começar? É claro que não existem fórmulas mágicas, mas essas 10 dicas podem te ajudar!

  1. Prefira ser feliz a estar sempre certo!

A vida de recém-casados é cheia de adaptações. E, para dividir o espaço, a rotina e a vida com outra pessoa é essencial buscar ser uma pessoa aberta a mudanças positivas. É importante aprender a fazer combinados e a abrir mão de algumas coisas espontaneamente. Com o tempo, você passa a entender que um relacionamento exige que duas pessoas estejam dispostas a fazer dar certo e, por isso, compreender e colocar-se no lugar do outro é o primeiro passo. Evite discussões bobas e desnecessárias. Antes, prefira estar feliz ao lado do seu parceiro do que 100% certo.

  1. Respeito em primeiro lugar!

Respeite o parceiro e a si mesmo, acima de tudo. Se irritou? Nada de ofensas! Sentar e conversar numa boa é sempre a melhor saída.

  1. Não use vocabulário ofensivo

Lembre-se que as palavras ditas não podem ser apagadas nem com o mais sincero pedido de desculpas. Por isso, se houve discussão, repense as palavras antes de dizê-las. Jamais ofenda o seu parceiro. Não esqueça que é do amor da sua vida, e melhor amigo que estamos falando.

  1. O que passou, passou!

Não traga para o presente questões do passado que já foram resolvidas. Se você disse que perdoou, mas na verdade ainda guarda rancor, procure ajuda do parceiro e/ou de um profissional que possa te ajudar a ressignificar um passado dolorido.

  1. Não ameace se separar;

Separação deve ser uma palavra proibida até que você realmente esteja decidido a tomar essa atitude. Não existe compromisso com algo que você não sabe se vale a pena investir, já que o outro toda hora ameaça desistir do objetivo de construir uma vida a dois.

  1. Jamais durmam brigados!

Resolvam sempre as questões antes de dormir. O conselho parece bobo, a princípio, mas é fundamental para a saúde do relacionamento.

  1. Resolvam os problemas

Nunca fiquem sem se falar por mais de um dia. Para esfriar a cabeça, algumas horas são mais do que suficientes. E, acima de tudo, resolvam, juntos, cada problema. Nunca “deixe pra lá”, e nem deixe se expressar o seu ponto de vista. É muito importante que os lados busquem compreender como o outro se sente da melhor forma.

  1. Pense!

Pense antes de responder ou comentar assuntos polêmicos. Nem sempre a primeira resposta ou reação que vem à cabeça é a melhor – e, na maioria das vezes, não é a mais estratégica.

  1. “Eu te amo!”

Digam o quanto se amam e o quanto admiram um ao outro sempre que possível! Aproveitem e nunca desliguem o telefone sem dizer “Eu te amo” um para o outro.

  1. Renovem os pactos

De tempos em tempos revejam os objetivos comuns e as estratégias para alcança-los. Compartilhem sonhos. Essas atitudes reforçam o comprometimento e a cumplicidade com a relação

Fonte: site revista.icasei.com.br


Compartilhe:

(31) 2516-4056

atendimento@rhoriente.com.br