(31) 2516-4056 / atendimento@rhoriente.com.br

    • (31) 99791-0446

Comece o ano fazendo a escolha certa!

Nos dias de hoje, a conquista do sucesso profissional está entre os principais desejos de quase todos os jovens — muitas vezes, construir uma carreira sólida e alcançar o êxito no mundo corporativo se torna o maior objetivo da vida de muita gente!

Mas o que poucas pessoas sabem é que a conquista de uma carreira de sucesso começa muito antes do emprego dos sonhos: o caminho para os seus objetivos começa a ser traçado na escolha do curso ideal.

Para quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho ou nem mesmo ingressou na graduação, pensar em um planejamento de carreira pode soar exagerado — afinal de contas, esse é um momento crucial para descobrir o que se quer de verdade, mudar de ideia, aprender com os erros e com os acertos.

No entanto, para conseguir destaque em sua vida profissional, é indispensável pensar nos rumos que você deseja seguir e trabalhar em seu desenvolvimento de carreira.

O primeiro passo dessa conquista é o vestibular. Diante das inúmeras áreas de atuação e possibilidades acadêmicas e profissionais, a escolha do melhor curso de graduação pode ser algo desafiador. Para tomar a decisão certa, é preciso saber analisar e equilibrar seus talentos, desejos e, é claro, as oportunidades que o mercado oferece.

Além disso, existem outras ferramentas que podem te ajudar no planejamento e no gerenciamento de carreira, como a orientação vocacional e o coaching. As experiências durante a graduação também são oportunidades valiosas para traçar o seu caminho no mercado de trabalho, como os estágios, bolsas de pesquisa e outras oportunidades.

Descubra o melhor caminho para garantir o sucesso na sua carreira a seguir:

Você já parou para pensar no que deseja para o seu futuro? Caso ainda não tenha feito esse exercício, aproveite o momento para realizar essa reflexão. Conseguir imaginar como estará a sua vida dentro de alguns anos é essencial para traçar um bom planejamento de carreira e alcançar suas metas profissionais e pessoais — afinal de contas, para alcançar um objetivo, antes de mais nada, você precisa saber identificá-lo.

O seu planejamento de carreira será a ferramenta para guiar o seu crescimento profissional, indicando o caminho que você deverá percorrer do lugar em que você se encontra — o seu ponto de partida — ao cargo ou objetivo que você almeja — o ponto alto de sua carreira. Com um bom planejamento, você terá muito mais chances de alcançar o sucesso, pois sempre saberá com clareza qual é o próximo passo em sua vida profissional.

O ponto de partida é saber o que você realmente quer, e as possibilidades são inúmeras: um salário alto, experiência no exterior, assumir um cargo de liderança, desenvolver projetos inovadores, abrir a sua própria empresa, trabalhar em órgãos públicos, conseguir uma vaga em uma grande multinacional, seguir uma carreira estável, entre outras tantas opções.

Algumas vezes, é possível casar alguns desses objetivos — como trabalhar em uma empresa multinacional fora do país ou abrir sua própria startup ligada à inovação, por exemplo —, mas sempre será necessário fazer escolhas, e isso implica renunciar a alguns desejos secundários. Nesse momento, o mais importante é saber encontrar o equilíbrio entre os seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros.

Traçando metas

Com um objetivo já bem definido, o próximo passo é traçar metas concretas. Elaborar metas é uma maneira eficiente de subdividir seu objetivo final, tornando-o mais palpável. Ao alcançar uma meta, é como se você estivesse alguns passos mais próximo de sua realização.

Para definir metas que realmente consigam te levar ao ponto que você deseja, é preciso pensar sobre quais competências você precisará desenvolver para conseguir determinada vaga, ser aprovado em determinado concurso ou iniciar uma empresa, por exemplo. A partir disso, você deverá refletir sobre o que precisará ser feito para desenvolver essas competências e habilidades profissionais.

Suponhamos que você conseguiu um estágio na empresa dos seus sonhos e sua grande ambição profissional é alcançar um cargo de liderança na sede internacional da organização. Parece audacioso para um estagiário, não é mesmo? Mas, sabendo traçar o caminho certo e desenvolvendo as competências necessárias, é perfeitamente possível alcançá-lo.

Nesse caso, algumas metas que você poderia estabelecer para si nesse momento seriam, por exemplo:

  • conseguir ter destaque em suas funções fazendo sempre um bom trabalho;
  • se dedicar ao curso de graduação para se formar no tempo certo;
  • aprender inglês ou a língua estrangeira do país em que deseja trabalhar no futuro;
  • estudar e desenvolver habilidades voltadas para a área em que você deseja atuar na empresa.

Alcançando essas pequenas metas (que ainda poderiam ser subdividias em metas menores, como “ler X livros sobre gestão em Y meses” ou “estudar inglês durante Z horas por semana”), é quase certo que você já conseguiria dar um passo importante após a sua formatura: passar de estagiário a um colaborador contratado.

Como mostramos no início deste post, o planejamento de carreira tem seu início bem antes do ingresso no mercado de trabalho. Para alcançar o sucesso, é preciso saber escolher a carreira certa — e isso começa na escolha do melhor curso de graduação.

Precisa de ajuda? Trabalhamos com métodos inovadores e personalizado – 1ª Sessão experimental – clique aqui e garanta seu horário.


Compartilhe:

(31) 2516-4056

atendimento@rhoriente.com.br