(31) 2516-4056 / atendimento@rhoriente.com.br

    • (31) 99791-0446

Avaliação Neuropsicológica

A Importância da Avaliação Neuropsicológica

 

 Quanto mais cedo agir melhor!

 

Avaliação Neuropsicológica é um processo clínico que tem por finalidade investigar e avaliar as funções cognitivas do paciente, trazendo informações importantes que podem passar despercebidas em outros exames.

Tem como objetivo principal avaliar a atividade e o funcionamento dos sistemas cognitivos cerebrais e identificar possíveis déficits. Os principais domínios avaliados são atenção, memória, linguagem, praxias, funções executivas, raciocínio, planejamento, velocidade de processamento, entre outros.

A avaliação pode ser realizada tanto em pacientes com dificuldades cognitivas, quanto em pessoas que querem verificar seu funcionamento mental durante as diferentes etapas da vida.

Os adolescentes são encaminhados para Avaliação Neuropsicológica por demanda médica (por pediatra, neurologista e ou psiquiatra), escolar, psicólogo clínico ou até mesmo pelos pais ou responsáveis, com o objetivo de determinar o porquê de eles apresentarem certas dificuldades. Os motivos mais comuns são:

– Desempenho escolar, dificuldade social, problemas de controle emocional e comportamental;

– Doença ou problemas genético que afetam o cérebro;

– Lesão cerebral, que pode ser de nascimento, acidente ou exposição fetal ao álcool, chumbo e ou entorpecentes.

Em idosos a Avaliação Neuropsicológica visa verificar como está seu desempenho cognitivo e diagnosticar se o envelhecimento está dentro do esperado para a idade ou se apresenta algum comprometimento cognitivo, identificando precocemente sintomas de Alzheimer ou outra demência.

Idosos saudáveis se beneficiam da Avaliação Neuropsicológica, por permitir intervenções que visam alterar hábitos prejudiciais e criar comportamentos saudáveis, como engajamento em atividades sociais e de lazer, atividades físicas e educacionais. Para os diagnosticados com Alzheimer ou outra demência, a reabilitação neuropsicológica é uma estratégia para diminuir o ritmo de progressão da doença.

 

(31) 2516-4056

atendimento@rhoriente.com.br