(31) 2516-4056 / atendimento@rhoriente.com.br

    • (31) 99791-0446

6 regras que facilitam fazer o currículo

currículo

29

jan 2018

Existem dois tipos de currículo. Um é o famoso formato para impressão ou envio por e-mail (sugiro no máximo duas páginas), o outro é preenchido online, vamos focar no formato para impressão.

A regra número 1 de um currículo: deixe seus dados de contato atualizados ( nome deve ser completo, endereço, incluindo CEP e região da cidade, data de nascimento e contatos, como telefone e e-mail) e bem no topo, no bloco logo abaixo do seu nome, afinal seu objetivo é que algum recrutador entre em contato, certo? Importante: caso você demore para retornar a ligação/e-mail certamente  poderá perder a chance de sua vida;

Regra número 2:  seu objetivo profissional deve ser direto e conciso. Múltiplos objetivos requererem múltiplos currículos, ou seja, se você tem como objetivo ser Analista Comercial ou Administrativo Financeiro trabalhe com dois documentos diferentes. Frases muito amplas como “Fazer parte desse time” ou “À disposição da empresa” não agregam em nada (na verdade eliminam seu CV na mesma hora);

Regra número 3: “Resumo” ou “Qualificações” deve vir logo em seguida e precisa ser um “apanhado” de tudo que aparece no seu currículo, este bloco é o resumo que o recrutador irá ler rapidamente para decidir se vale a apena ler o restante.

Regra número 4:  necessariamente você terá que mencionar sua formação, experiências profissionais, cursos e idiomas, entretanto, a ordem varia de acordo com o que você quer destacar;

Regra número 5: a primeira página é a área mais nobre, logo, se você tem uma pós-graduação no exterior ou aquele idioma fluente já sabe em que ordem encaixar essas informações.

Regra número 6: A organização do currículo diz muito sobre você. Cores chamativas e tópicos confusos (ou a falta deles) irão prejudicar a leitura do recrutador;

Não vale diminuir a letra para encaixar tudo. Sugiro que o conteúdo do seu currículo seja escrito em tamanho 11~12, destaques em 13~14, e o restante, em 9~10, dependendo da fonte (utilize fontes mais formais).

A última informação é a data que você atualizou seu currículo;

Finalize salvando o arquivo em Word e em seguida faça uma cópia em formato PDF (para envio por e-mail ou upload em sites).

Após elaborar seu currículo com muito amor, leia com cautela e peça para o seu melhor amigo revisar o arquivo em busca de algum erro de português.


Compartilhe:

Rua Guajajaras, 910 - Salas 701 e 702 - Centro/Lourdes - BH

(31) 2516-4056

atendimento@rhoriente.com.br